VIVENCIANDO E APRENDENDO

Coleção Vivenciando e Aprendendo

A Coleção Vivenciando e Aprendendo abrange os quatro níveis da Educação Infantil (do Infantil 2 ao Infantil 5) e contempla atividades adequadas para crianças de 2 a 5 anos. Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento contemplados na Coleção são abordados de forma interdisciplinar, visando garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) a partir dos campos de experiências preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA QUE INTEGRAM A COLEÇÃO VIVENCIANDO E APRENDENDO
  •    O eu, o outro e nós
  •    Escuta, fala, pensamento e imaginação
  •    Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
  •    Corpo, gestos e movimentos
  •    Traços, sons, cores e formas

UNIDADES TEMÁTICAS

A Coleção Vivenciando E Aprendendo é composta por seis unidades temáticas: Eu, minha escola e meus colegas; Brincando, eu aprendo; Vivendo em família; Lendo o mundo através da arte; Cuidando do planeta Terra; Ligado com o mundo. O trabalho com as unidades temáticas integra os campos de experiências, propondo desafios e despertando a curiosidade da criança, o que lhe permite confrontar seu conhecimento de mundo com o conhecimento historicamente constituído, caminhando, assim, para a compreensão de novos conceitos.

A unidade contempla o reconhecimento e a valorização do espaço escolar, seus elementos e regras de convivência, e a observação das singularidades próprias de cada criança e das pessoas com as quais ela se relaciona.
Brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Essa unidade permite que a criança aprenda a se expressar corporalmente, dramatizar, interpretar e conhecer a si mesma e ao outro por meio da brincadeira.
A unidade contém atividades que desenvolvem na criança noções de sua identidade e de organização de seu grupo familiar, bem como o respeito aos costumes e às características de cada família.
A unidade convida à leitura de obras através de sua observação, narração, descrição e interpretação. Assim, a criança é estimulada, desde cedo, a desenvolver o gosto pela produção e apreciação artísticas e a estabelecer relações com as experiências vividas.
A unidade propõe a realização de tarefas que despertam para a responsabilidade ambiental, tais como a observação de paisagem local e de mudanças causadas pela ação do ser humano, bem como a produção individual e coletiva de textos orais e escritos relacionados à natureza.
A unidade oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São abordadas questões básicas relacionadas ao dia a dia, como diversidade, funções e características dos meios de transporte e de comunicação.

Materiais Suplementares

O caderno Ciranda de Livros traz propostas de atividades relacionadas à leitura de histórias infantis. Essa leitura é realizada pelos pais, e o aluno é convidado a expressar com desenhos suas percepções sobre temas, personagens e autores dos livros, cultivando assim o hábito da leitura.
O caderno Desenho e Escrita tem a finalidade de registrar práticas de escrita e de representação icônica da figura humana, feitas de forma espontânea pela criança. Os registros constituem um importante referencial para o professor acompanhar e contribuir para a evolução dessas habilidades ao longo do ano escolar.
A música está presente em todas as unidades da Coleção Vivenciando e Aprendendo. No material Músicas Infantis, o repertório selecionado é oriundo da tradição popular, proporcionando ao aluno o contato com a diversidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade, da atenção, da criatividade e da consciência corporal. O aluno também pode ouvir algumas das canções no Portal SAS.
O caderno Atividades Grafomotoras reúne ações específicas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades gráficas e motoras, preparando as crianças para a construção do processo de escrita.
O suplemento Letras e Números oferece atividades de identificação, leitura e escrita do alfabeto e dos algarismos.
Os livros de Literatura infantil da Coleção Vivenciando e Aprendendo oferecem ao professor a possibilidade de conversar com o aluno sobre valores humanos, relacionados a família, amizade, respeito e responsabilidade, proporcionando, assim, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Cada exemplar contém atividades em realidade aumentada. Com o uso do aplicativo SAS R.A., as crianças podem jogar e resolver situações-problema de forma interativa com as personagens do livro.
O Material de Apoio é uma importante ferramenta para o professor em seu planejamento diário e desenvolvimento das atividades em sala. É composto por fichas de organização da rotina das aulas e por cartões ilustrados com o alfabeto e os algarismos de 0 a 9.