NOTÍCIAS

Notícias

13/07/16 17:24

EducarMais: Dia do bem – exemplo de solidariedade

Idealizado pelo Colégio Dom Bosco, o “Dia do Bem” realiza campanhas de doação e ações sociais para estimular o espírito solidário em seus alunos e promover o bem-estar social.

Realizar ações pensando no próximo é um dos pilares que constituem o Colégio Dom Bosco. Por isso, o Colégio realizou uma campanha em prol do banco de leite da maternidade do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, arrecadando leite materno para colaborar com o aumento do estoque de leite no banco, que está em nível crítico. Esse leite é essencial para auxiliar no ganho de peso daqueles bebês prematuros cujas mães não têm condições de amamentá-los. 

O mesmo problema é verificado nos bancos de sangue da cidade de São Paulo. Principalmente durante a epidemia de dengue, muitos hospitais viram suas reservas quase zerarem, já que muitos pacientes necessitaram de plaquetas, o que aumentou demasiadamente a demanda. Para que o estoque de sangue não zere, é bastante necessária a doação, que é bem simples: para doar, basta ter entre 18 e 60 anos, peso superior a 55 kg e não estar em jejum. O Colégio Dom Bosco anualmente promove a doação de sangue, colaborando com o Hemocentro São Lucas. 

No dia 29 de agosto de 2015, data em que se comemoraram os 20 anos do Colégio, foi divulgado o recebimento das doações de leite para a maternidade do Hospital de Vila Nova Cachoeirinha, bem como realizada a coleta de sangue em parceria com o Hemocentro São Lucas. Estas ações foram umas das 20 ações solidárias estabelecidas pelo Colégio Dom Bosco em comemoração ao seu aniversário. Na data denominada “Dia do Bem”, o colégio realizou um evento aberto ao público, com extensa programação:

• coleta de sangue para o Banco de Sangue do Hemocentro São Lucas;
• recebimento de doações de leite materno para o banco de leite do Hospital Vila Nova Cachoeirinha;
• exame oftalmológico gratuito com profissionais da ONG Provisa Saúde;
• teste de diabetes e aferição de pressão arterial com profissionais voluntários;
• avaliação de pets e orientações aos proprietários, incluindo teste de glicemia, exame de mama, controle de obesidade e orientação sobre imunização e diabetes, realizados por profissionais do Hospital Veterinário Santa Inês.

No evento também foram realizadas campanhas solidárias para arrecadação de:

• potes de vidro de 500 mL para o banco de leite do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha;
• novelos ou sobras de lã para confecção de roupas de bebê pelas integrantes do Departamento Feminino da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, que serão doadas às mães carentes do Hospital Emílio Ribas e do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha;
• lacres (anéis) de latinhas para contribuir com o Projeto Mobiliza, realizado pela turma do 9o ano do Dom Bosco, visando à doação de uma cadeira de rodas.

Durante o “Dia do Bem”, houve também a exposição de telas elaboradas por alunos dos Ensinos Fundamentais I e II; workshop de quadrinhos e HQs com a equipe do Universu Arte Studio; show do Palhaço Espirro; apresentação do Grupo Danceria; aula aberta de zumba; oficinas de maquiagem, penteado maluco e escultura em bexiga para crianças e jogos e apresentações de ginástica rítmica, street dance, capoeira, balé, flauta e violão.

Os alunos participaram ativamente do evento, organizando-o, captando doadores, apresentando projetos, divulgando as ações e fazendo a recepção dos visitantes. Tivemos 80 doadores de sangue em apenas 4 horas de coleta – com essa quantidade é possível ajudar 320 pessoas –, mais de 100 atendimentos oftalmológicos e, aproximadamente, a mesma quantidade de pessoas atendidas para aferição de pressão arterial e teste de diabetes. Cerca de cem animais passaram por avaliação: cachorros, gatos e porquinhos da Índia; foram arrecadados mais de 300 novelos de lã, aproximadamente 100 potes de vidro de 500 mL e uma dezena de garrafas PET de 2 litros cheias de lacres de latinhas.

As ações continuaram pelos dias seguintes, com apresentações de capoeira, violão e danças em creches e asilos da região, além da realização de jogos comunitários. Foram promovidas também duas “Caminhadas do Bem”, para confraternização entre os pais e conscientização ecológica. Os alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio prepararam ainda uma macarronada com salsicha, que foi distribuída pelos pais a moradores de rua, no bairro de Santana. Esta ação teve tanta repercussão entre os alunos que passou a compor o calendário das ações de voluntariado, sendo realizada mensalmente, com a colaboração de alunos, pais e parceiros do colégio.

O “Dia do Bem” passou a fazer parte do calendário oficial da escola, acontecendo uma vez por ano. Em 2016, o evento foi realizado no dia 21 de maio, com a Mostra do Conhecimento. Com tudo isso, o Colégio Dom Bosco pretende difundir, em sua comunidade de alunos, pais e colaboradores, a importância do voluntariado e contribuir com a comunidade do entorno.


Fonte: Revista EducarMais.