ENSINO FUNDAMENTAL II

Coleção Fundamental SAS

A Coleção Fundamental SAS é destinada aos alunos de 6º, 7º e 8º anos e integra as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os temas são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, a expressão de ideias em diferentes linguagens, bem como a utilização de diferentes fontes de informação na construção do saber.

Por meio do conhecimento dos aspectos naturais, socioculturais e econômicos de nosso país e de outras nações, o aluno é levado a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.

As atividades proporcionam o aprofundamento e a fixação dos assuntos estudados por meio da leitura de mapas, gráficos, tabelas, pinturas, charges etc. As leituras complementares, por sua vez, ampliam a visão de mundo dos alunos acerca do tema em estudo.

ESTRUTURA DO MATERIAL DIDÁTICO
Livro integrado Capítulos Semanas Materiais suplementares
4 livros 16 30
  • Atividades Suplementares
  • Español
  • Filosofia
  • Lógica
  • Meio Ambiente e Atualidades
  • Práticas de Produção Textual

Materiais Suplementares

Dialogando com os conteúdos estudados nos livros didáticos, os livros de Atividades Suplementares favorecem o desenvolvimento da capacidade de raciocínio dos alunos com atividades de aprofundamento que se integram ao cotidiano.
Com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos, os livros de Filosofia instigam a leitura reflexiva de textos filosóficos e de fontes diversas, fornecendo subsídios para que os alunos pensem, analisem criticamente, argumentem e se posicionem acerca de situações cotidianas. A obra proporciona o desenvolvimento da reflexão-ação, mostrando o quanto uma reflexão bem elaborada, tanto escrita como externada, ajuda os alunos a encontrarem o equilíbrio entre os princípios individuais e os sociais.
Articulando diversos saberes, os livros de Meio Ambiente e Atualidades incorporam temas transversais, como ética e pluralidade cultural, às diferentes áreas do conhecimento. As propostas contidas neles podem ser aproveitadas nas atividades de culminância de cada unidade de estudo e também podem ser usadas como viés na elaboração dos trabalhos dirigidos.
Pautando-se no trabalho com os gêneros textuais, os livros de Práticas de Produção Textual oferecem aos alunos várias propostas de composições textuais, abordando aspectos relacionados à escrita e à gramática, com atividades contextualizadas e condizentes à faixa etária, que ampliam a imaginação e a criatividade.
Os livros de Lógica visam desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas à investigação e à compreensão. Ao resolver situações-problema compostas por desafios instigantes, os alunos são levados a selecionar e a interpretar informações, prever estratégias e usar raciocínios dedutivos ou indutivos, bem como fazer analogias e estimativas na elaboração de resultados baseados em bons argumentos.
Os livros de Español proporcionam uma imersão na língua espanhola e na cultura de diversos países em que esse idioma é falado. Aliando interpretação textual, gramática e treino de habilidades orais, essas obras contêm diversas situações comunicativas, explicações teóricas e atividades que colaboram para a aprendizagem dos alunos.